6 sinais claros de que está na hora de mudares a tua vida profissional
1. Sentes-te vazio e apagado no trabalho
A apatia já tomou conta dos teus dias. Sentes-te desligado do trabalho que fazes e dos resultados que entregas. A cada dia que passa, sentes-te cada vez mais desconectado com a empresa e isso é notório. Já não tens energia para fingir que te importas com os novos desafios, a missão e tudo o que se passa ali. Mesmo que continues a entregar um trabalho satisfatório, sabes que a tua entrega está longe do teu potencial. Mentalmente, já não estás ali. Provavelmente já nem te consegues recordar da última vez que te sentiste entusiasmado por um projeto ou uma ideia. Este é um sinal claro que deves reavaliar a tua permanência nessa empresa, nessa função ou nessa área.
2. Sentes que o teu trabalho não tem significado
Todos os dias são iguais. Parece que o tempo não passa. Entraste em piloto automático. Sentes que estás a desperdiçar os teus talentos porque não podes ou já não queres utilizá-los nesse contexto profissional. O teu trabalho deixou de ter significado. Não sentes que estejas a ajudar ninguém, nem a ser verdadeiramente útil para o mundo. Talvez por isso tenhas parado de contribuir ativamente. Sentes que "tem de haver algo mais", algo diferente onde tenhas novas oportunidades de colocar os teus talentos ao serviço de uma causa, de um trabalho com valor. Queres contribuir, ser visto como um elemento importante, uma pessoa reconhecida pela qualidade do que entrega. A tua vida profissional deve estimular a tua autoestima e não diminuí-la.
3. Tens "Sunday Scaries"
Todos já tivemos ou temos dias mais difíceis no trabalho. Aqueles dias em que antecipamos problemas ou situações difíceis em que apetece ligar a dizer que o carro não pegou, que a avó adoeceu, que estás com escarlatina contagiosa. Mas isto que sentes agora é diferente - isto é todos os dias. Vives para o fim de semana. E, apesar dos seus melhores esforços, o pavor da segunda-feira surge logo no domingo. Já nem consegues aproveitar esse dia porque a ansiedade começa a tomar conta de ti logo pela manhã. Podes ficar carrancudo, irritável ou apenas triste. Este é um sinal inequívoco de que está na altura de pensares noutras áreas de trabalho que possam estar mais de acordo contigo e com esta fase da tua vida.
4. Já nem as regalias ou um bom ordenado te motivam
As empresas sabem a importância que reter colaboradores tem e, por isso, investem naquilo a que chamo de "algemas douradas", que são os pacotes de regalias e aumentos de salariais que recompensam os colaboradores pelo seu esforço (positivo) mas também funcionam como inibidores da mudança (negativo). Dado o peso que a parte financeira tem na nossa de vida, um bom ordenado, seguro de saúde, prémios anuais, etc., podem reprimir a vontade de mudar. Considero, que na maior parte das vezes estas situações têm mais componentes negativos do que positivos, para ambas as partes. Se tens esses benefícios e ainda assim te custa ir trabalhar, detestas o que fazes e só pensas nas próximas férias é porque o peso do que sentes relativamente ao teu trabalho ultrapassa o peso da estabilidade financeira que ele te proporciona. Se isso já chegou para te manteres motivado, agora acabou. Sentes que estás a desperdiçar a tua vida e os teus talentos e um bom ordenado já não justifica o teu sacrifício. Se assim é, só há um caminho: mudar!
5. O que sentes pela tua vida profissional está a afetar outras áreas da tua vida
O trabalho tem uma influência enorme em todas as áreas da nossa vida. Por muito que queiramos distinguir a vida profissional da pessoal, na verdade somos sempre a mesma pessoa e, manter essa fronteira quando estás desmotivado torna tudo ainda mais difícil. O trabalho deve ser edificante e desafiante e não debilitante. As frustrações que carregas durante as 40h semanais de trabalho não são contidas num espacinho na tua cabeça. Elas afetam todo o teu corpo e a tua mente e isso vai repercutir-se na forma como te relacionas contigo e com os outros. A tua irritabilidade vai ser cada vez mais notória e o teu sentimento de culpa cada vez maior. Um trabalho, por muito bem pago que seja, não justifica que te transformes numa pessoa triste e amarga com a vida. É tempo de aceitares a inevitabilidade da mudança profissional.
6. Dás por ti a sonhar acordado, a espreitar perfis de pessoas que te inspiram
Vês-te a entrar na empresa e a ires diretamente para a mesa do teu chefe com a carta de despedimento na mão. Ou talvez até já tenhas escrito o e-mail a dizeres qual será o teu último dia de trabalho. Imaginas esse dia vezes sem conta naquelas noites de insónia ou naqueles domingos amargos. Dás por ti a espreitar diariamente a secção de empregos e a seguires perfis de pessoas que admiras, que têm empregos e as vidas que gostarias de ter. Até já desabafaste com amigos e família acerca da vontade de sair. Questiona-te: o que é que realmente ainda te prende aí? O que te impede de tentares outro rumo profissional?
Cada um destes sinais é, só por si, motivo suficiente para repensares a tua vida profissional. Mas, se te reviste em 3 ou mais destes sinais então, está mesmo na hora de abraçares uma mudança. Pode ser mudar de empresa, de função ou de área profissional - tu é que sabes o que precisas. Mas, tens mesmo de mudar alguma coisa. Não escolhas "empurrar com a barriga" o que já sabes que é para mudar.
Se a ideia de mudar a tua vida profissional te deixa ansioso, sabe que podes fazer tudo sozinho, mas não precisas. Existem mentores, coachs, psicólogos ligados a esta área da mudança profissional que te poderão ajudar a tomares decisões ponderadas e a caminhares em terreno seguro.
Nunca é tarde para seres feliz. Tu consegues!
Nota importante: se, para ti estes sinais não são novos mas só agora decidiste olhar para eles, é porque estás a aproximar-te do teu ponto de "ebulição". Fica muito atento à tua saúde física e mental. Quando estamos desalinhados no nosso trabalho de forma irreversível, acredita que o nosso corpo dá sinais. Procura ajuda.
Se estás a ler este artigo, é provável que sintas que a tua vida profissional atual pode já não ser (alguma vez foi?) a certa para ti. Aproveita esta oportunidade para examinares o que sentes em relação à tua função atual e considera estes 6 sinais chave para determinares se está na hora de mudar.